segunda-feira, 5 de outubro de 2009

II SIMPÓSIO CRESCE E RECEBE CARAVANAS DE OUTRAS CIDADES


No dia 04 de outubro de 2009, domingo, no horário das 8h30 às 16h, realizou-se o II SIMPÓSIO ESPÍRITA DO RIO FORMOSO, evento comemorativo de duas datas especiais:

- 18 anos da Escola Espírita Paulo de Tarso
- 205 anos do Nascimento do Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec)

Somaram-se a estas comemorações outras datas importantes:

- 150 anos da publicação da obra "O que é o Espiritismo" (Allan Kardec)
- 150 anos do Nascimento de L. L. Zamenhof, o criador do Esperanto
- 60 anos da realização do Pacto Áureo, um dos maiores passos da Unificação do Movimento Espírita e da União dos Espíritas, além de ter sido o primeiro passo para a criação do Conselho Federativo Nacional (CFN) da Federação Espírita Brasileira (FEB)

O tema central do evento foi:

ESPIRITISMO
UMA NOVA ERA PARA A HUMANIDADE


O Simpósio, sediado no histórico edifício do Centro Cultural do Rio Formoso, recebeu participantes vindos da comunidade rioformosense e visitantes provenientes de 5 outras instituições, de 5 cidades diferentes.

As instituições espíritas presentes foram, em ordem alfabética:

- Centro Espírita Amor e Caridade, Olinda
- Escola Espírita Paulo de Tarso, Rio Formoso
- Faternidade Espírita Bittencourt Sampaio, Ribeirão
- Fraternidade Espírita Casa do Caminho, Ribeirão
- Fraternidade Espírita Francisco Peixoto Lins, Recife
- Grupo Espírita Luz no Caminho, Escada

E houve uma pessoa da cidade vizinha Sirinhaém. No total, a ata de presença do evento registrou que 66 pessoas compareceram ao II Simpósio Espírita do Rio Formoso.

Desde o dia anterior, 03 de outubro, começaram os preparativos: disposição das cadeiras, organização dos livros para a Feira do Livro Espírita, bem como outros itens a serem expostos, limpeza do ambiente, colocação de equipamentos de som.


A Feira do Livro Espírita contou com CD's, DVD's, trabalhos manuais e camisas.



A abertura do evento aconteceu com a execução da música "Kardec, Obrigado!", usada com o mesmo fim na primeira edição do Simpósio, em 2008. O público acompanhou atento com o texto em mãos.


A presidente da Instituição, Tânia Mota, saudou a todos os presentes, lembrando que a proposta do Simpósio é ser um momento comemorativo dos 18 anos da Casa e dos 205 anos do nascimento de Allan Kardec.


Em seguida, os expositores dos painéis no primeiro módulo (8h30 às 12h) foram convidados a compor a mesa.


Após a composição da mesa, o "Grupo Caravana da Luz", da Fraternidade Espírita "Peixotinho", fez uma apresentação musical...



... que "prendeu" a atenção do público.


Representando o Centro Cultural do Rio Formoso, a Sra. Aparecida, diretora do local, fez um pronunciamento em que dizia disponibilizar o local para os outros eventos no futuro.


A prece inicial foi proferida pela Adriana, uma das representantes da Fraternidade Espírita Bittencourt Sampaio.


Representando a Federação Espírita Pernambucana, seu presidente, o Sr. Waldeck Atademo, e as instituições espíritas da Área Federativa Mata Sul, Cristiano dos Santos fez também um pronunciamento, seguido da leitura da mensagem inicial "O Consolador Prometido", da obra "O Evangelho segundo o Espiritismo", de Allan Kardec.


O primeiro Painel tratou de JESUS, e teve por tema: "Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de Guia e Modelo?", em alusão à pergunta nº 625 de "O Livro dos Espíritos". A expositora foi Nane Mendonça, da Fraternidade Espírita "Peixotinho".



Logo após, foi a vez do expositor Lucio Maranhão discorrer sobre o Painel ESPIRITISMO, abordando o tema: "De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o Progresso?", relembrando a pergunta 799 de "O Livro dos Espíritos".



O público ouviu com interesse as palestras que pareciam se completar uma à outra.


A Sra. Hilda Pastich (de verde na foto abaixo), fundadora da Escola Espírita Paulo de Tarso, também esteve presente, em meio aos demais representantes do Centro Espírita Amor e Caridade.


A prece final foi proferida por Cristiane Valéria, da Fraternidade Espírita Casa do Caminho, encerrando o primeiro módulo do Simpósio.

O momento do almoço foi de confraternização, envolvido em alegria...


... conversas...


... música...


... e sorrisos.


E para manter tanta alegria, o segundo módulo do evento (15h às 16h) foi aberto com a participação do Grupo Anália Franco, de teatro, apresentando uma "aula de etiqueta" com os personagens "Festeira" e "Tá na boca", arrancando risos do público e transmitindo uma importante lição: a mudança dos hábitos e a transformação moral, como nos conclama a própria Doutrina Espírita.


A leitura da mensagem de abertura, "Prefácio de O Evangelho segundo o Espiritismo", e a prece inicial, foram feitas pelo Cristiano dos Santos.

Após a reabertura do evento, foi a vez de Alexandre Barros, trabalhador da Federação Espírita Pernambucana, proferir a palestra final do evento com o tema central do mesmo: "ESPIRITISMO, uma Nova Era para a Humanidade".





O II SIMPÓSIO ESPÍRITA DO RIO FORMOSO foi encerrado da mesma forma como foi aberto: com música. E num clima de elevadas vibrações, a prece final foi feita por Graça Rocha, representando o Centro Espírita Amor e Caridade.



A ESCOLA ESPÍRITA PAULO DE TARSO ATINGE SUA MAIORIDADE AGRADECENDO A TODOS OS QUE FIZERAM PARTE DESTA HISTÓRIA

9 comentários:

  1. Prezados amigos da Escola Espírita Paulo de Tarso, meus parabéns.

    Tanto pelo excelente evento quanto pela ótima cobertura e exposição do fato.

    Que Jesus continue a abençoar todos os membros desta grande equipe.

    Muita Paz

    João

    ResponderExcluir
  2. Queridos irmãos da Escola Espírita Paulo de Tarso, o evento foi maravilhoso. Momentos de confraternização, aprendizado e renovação do ideal espírita.
    Parabéns pelo excelente trabalho realizado e que Deus continue fortalecendo, a fé, a coragem e a alegria de todos em permanecer trabalhando na seara do Cristo.

    Muita paz para todos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Simpósio! Ficará na memória e nos nossos corações!

    Estaremos no próximo!

    Muita paz!

    ResponderExcluir
  4. Dedicados irmãos,não pude comparecer ao belíssimo simpósio,mas quero parabenizá-los pela dedicação e carinho com que realizam todas as atividades idealizadas.Que Deus os abençoe sempre.
    Muita paz.

    ResponderExcluir
  5. Queridos amigos do Paulo de Tarso,
    O evento foi um manancial de luzes inapagáveis na atmosfera de rio Formoso. Ainda estamos aqui com as vibrações que permearam o ambiente por todo o dia.!Um abraço em todos!

    ResponderExcluir
  6. O momento foi impar, não só pela presença dos amigos encarnados, como pelo amoroso amparo dos irmãos desencarnados, energizando-nos para continuarmos nossa tarefa, em nome do Cristo, pelo Cristo e com o Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Cristiano disse...
    Caros irmãos da Escola Espírita Paulo de Tarso parabenizamos pelo evento que mostrou o potencial deste para atingir o objetivo de divulgar a doutrina Espírita e de conseguir reunir outras casas espíritas no mesmo evento, sendo este um meio facilitador da união e unificação dos centros espíritas, concordamos em ampliar os esforços no próximo ano de estimular a participação das casas irmãs da Mata Sul

    ResponderExcluir
  8. Graças ao Pai de amor... lindo trabalho.
    que Deus abençoe hoje e sempre!
    Muita luz e paz!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!!! Pelas fotos e pela reportagem "senti" que foi muito bom! Vamos em frente! Abraço fraterno, Maria Jose (do NEIGB/Cabo)

    ResponderExcluir