O último dia 27 de dezembro de 2009 foi o domingo de Natal da Escola Espírita Paulo de Tarso, o dia escolhido para a realização das suas principais comemorações em torno do nascimento de Jesus, uma vez que reconhecemos a importância de o sentimento cristão existir em cada dia do ano.
E o domingo foi dividido em duas etapas, sendo uma pela manhã (9h às 11h) e a outra à tarde (15h às 17h). A parte matinal foi dedicada à Confraternização Natalina da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, ao passo que à parte da tarde coube a Confraternização Natalina com os participantes da Reunião Pública Doutrinária.
Os preparativos iniciados no sábado (26/12/2009) englobaram todo o material que seria distribuído às crianças, jovens e adultos no dia seguinte.
Para as crianças e jovens, o critério usado nesta distribuição foi, como há vários anos, a frequência nas aulas dominicais. Todos os evangelizandos matriculados ganharam, automaticamente, o lanche (uma garrafinha "pet" bastante enfeitada e recheada de doces e salgados) e o refrigerante.
Aqueles que presenciaram mais de 50% das aulas, além deste lanche, receberam um presente (que poderia ser um livro espírita infantil ou juvenil, segundo a idade, jogos, bonecas, chaveiros ou roupas). A distribuição de livros espíritas ocorreu com todos. É uma forma de incentivar a leitura edificante desde a infância.
Aos que estiveram presentes em mais de 70% das aulas, junto aos prêmios anteriores, receberam uma cestinha com vários itens alimentares (biscoitos, achocolatado, geleia, chocolates, doces).
E aqueles que não faltaram nenhuma aula ou apenas uma, por motivo justificável, receberam uma premiação especial, além das anteriormente citadas.
Todos estes brindes foram dados ao término do evento matinal, já que a parte principal, o ápice do evento, foram as interpretações temáticas das cinco turmas de evangelização tratando dos assuntos que geraram maior interesse das crianças e dos jovens.
As apresentações começaram com a turma do Jardim (4 a 6 anos), cantando uma música natalina cuja letra relata o nascimento de Jesus. Foi auxiliados, antes, por duas jovens da turma do Ciclo de Infância III que narraram o memorável nascimento. O canto das crianças foi acompanhado por expressões corporais que elas mesmas fizeram.
Seguiu-se a apresentação da turma do Ciclo de Infância I (7 e 8 anos) que fizeram, através de um jogral, a continuação da turma anterior, narrando fatos posteriores da vida de Jesus, enfatizando sua tarefa missionária entre os homens.
Logo após, vieram as crianças do Ciclo de Infância II (9 e 10 anos) que, mantendo a iniciativa de homenagear o aniversariante, encenaram a Passagem da Mulher Adúltera, interpretando a cena em que Jesus ensina o respeito e indulgência ao próximo através desta lição inesquecível.
Os jovens do Ciclo de Infância III (11 e 12 anos) foram os seguintes. Também através de uma encenação teatral procuraram retratar a Passagem do publicano Zaqueu, homem rico que recebeu de Jesus a lição do desapego material.
E por fim, os jovens da turma da Juventude (13 a 21 anos) interpretaram a Parábola do Credor Incompassivo, história na qual um homem implora ao Rei o perdão de sua dívida, recebendo-a, mas não fazendo o mesmo com um seu devedor, posteriormente, sendo, então, preso pelo Rei.
Assim foi a primeira parte do domingo, encerrada com o amigo secreto entre todos os presentes e o recebimento dos brindes acima referidos.
Pela tarde, a emocionante palestra de Cristiane Valéria (Fraternidade Espírita Casa do Caminho, Ribeirão-PE) abordou o tema:
JESUS
O Guia e Modelo para a Humanidade
Ao término da palestra, realizou-se o amigo secreto com os participantes e, em seguida, a entrega dos brindes (utensílios domésticos, feiras, lanches) às mães de evangelizandos que estavam presentes.
Este foi o Domingo de Natal na Escola Espírita Paulo de Tarso, do dia 27 de dezembro de 2009, a última atividade do ano.
E a maior novidade foi o anúncio do tema do ano 2010: O Ano de Chico Xavier. Aguardem nossa programação em homenagem ao médium que nasceu em 1910.
A ESCOLA ESPÍRITA PAULO DE TARSO agradece a todos aqueles que, direta ou indiretamente, colaboraram com a realização das suas atividades e dos seus objetivos em 2009 e deseja que 2010 seja um ano de Grande Prosperidade Espiritual e de Muitas Conquistas Morais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário