domingo, 14 de março de 2010

CONHEÇA NOSSAS ATIVIDADES

DOMINGO


ESCOLA DE EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO-JUVENIL

Iniciada com a fundação da Instituição, é realizada semanalmente, tendo apenas um recesso anual no mês de janeiro. É uma atividade de estudo e vivência da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus de forma sistemática e metódica, atendendo e esclarecendo crianças e jovens. Dividida em turmas segundo a faixa etária, segue as orientações do Currículo para Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil da Federação Espírita Brasileira (FEB).
Horários:
- 9h às 10h: Jardim (4 a 6 anos) e Ciclo de Infância III (11 e 12 anos)
- 10h às 11h: Ciclo de Infância I (7 e 8 anos) e Ciclo de Infância II (9 e 10 anos)
- 11h às 12h: Juventude - Turma Única (13 a 21 anos)



REUNIÃO PÚBLICA DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS

É uma reunião pública, na qual são realizadas palestras sobre temas das obras O Livro dos Espíritos e O Evangelho segundo o Espiritismo, ambas de Allan Kardec, seguindo a sequência em que os assuntos são abordados em cada obra. Iniciada mediante o exórdio, no qual se utiliza uma das obras a Coleção Fonte Viva, do Espírito Emmanuel, psicografadas pelo médium Francisco Cândido Xavier, esta reunião visa divulgação da Doutrina Espírita em seus aspectos científico, filosófico e religioso, sempre que possível, de forma integrada.


Horário:
- 15h às 16h


FLUIDOTERAPIA

O Passe é uma transmissão de energias fluídicas de uma pessoa (aplicador de passe) para a outra que as recebe em clima de prece, com a assistência dos Espíritos Superiores. Visa a oferecer aos que necessitam e desejam receber os fluidos de reequilíbrio e de paz oferecidos pelos Benfeitores espirituais por intermédio dos colaboradores encarnados, de maneira simples, organizada e com um planejamento previamente estabelecido.

Horário:
- Após as 16h


ATENDIMENTO FRATERNO

Consiste em receber fraternalmente aquele que busca o Centro Espírita, dando-lhe a oportunidade de expor, livremente e em caráter privativo e sigiloso, suas dificuldades e necessidades. Tem por objetivo acolher, de forma fraterna e solidária, dentro dos princípios do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, ouvindo e orientando com respeito, atenção e humildade aquele que: deseja fazer uma visita e/ou integrar-se às atividades do Centro Espírita; deseja receber ajuda material e/ou espiritual; deseja informação ou estudo; necessita de assistência, orientação doutrinária ou amparo; tem interesse em conhecer a Doutrina Espírita e o trabalho espírita.

Horário:
- Após as 16h

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA

Trata-se de uma reunião privativa de grupos que visa o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita, constituída pelas cinco obras básicas de Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

Horário:
- 16h45 às 17h45

BIBLIOTECA ESPÍRITA CHICO XAVIER

Com um acervo de quase 300 obras, a Biblioteca ainda se encontra em processo de formação, mas já dispõe de serviço de empréstimo e consulta aos devidamente cadastrados. O nome é uma homenagem ao saudoso médium mineiro que psicografou mais de 400 livros.

Horário:
- 14h30 às 16h30

LIVRARIA ESPÍRITA

Local de venda livros espíritas, principalmente os da Codificação, onde todo lucro obtido se destina à própria Instituição.


Horário:- 14h30 às 16h30



SÁBADO (1º e 3º de cada mês)


REUNIÃO DE ESTUDOS MEDIÚNICOS

É uma reunião privativa e em grupo a respeito da mediunidade no Centro Espírita, sendo realizada de forma metódica, contínua e séria. Utiliza a obra O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec.

Horário:
- 19h30 às 21h




SÁBADO (2° e 4° de cada mês)


REUNIÃO MEDIÚNICA

É uma atividade privativa, na qual se realiza o serviço de assistência aos Espíritos necessitados, integrada por trabalhadores que possuam conhecimento e formação espírita compatível com a seriedade da tarefa.

Horário:
- 19h30 às 21h



OUTRAS ATIVIDADES

BOLETIM EPÍSTOLA DE PAULO

Boletim trimestral editado pela Instituição que tem por objetivo primordial divulgar entre os seus participantes o conhecimento doutrinário e a atuação da Casa no Movimento Espírita (eventos internos e externos).

GRUPO DE IMPLANTAÇÃO DO EVANGELHO NO LAR

Realizado anualmente, sempre nas manhãs de domingo no mês de janeiro, este grupo consiste de trabalhadores da Casa que visitam os lares daqueles que tenham feito a solicitação da implantação do Estudo do Evangelho em seus lares.

ENCONTRO DA FAMÍLIA E A EVANGELIZAÇÃO

Realizado sempre no segundo semestre de cada ano, este encontro consiste em se reunir todos os evangelizandos com suas famílias a fim de tratar de algum tema importante para o ambiente do lar e cujo êxito necessite da participação de todos os integrantes do grupo familiar.

SIMPÓSIO ESPÍRITA DO RIO FORMOSO

Principal evento de divulgação espírita da Instituição, o Simpósio é realizado em um dia, geralmente o primeiro ou segundo domingo do mês de outubro (neste caso, quando há Eleições) e se constitui de dois turnos. O turno matinal reúne palestras sobre diferentes aspectos de uma mesma temática (o tema central), sendo seguidos por um momento de perguntas dos participantes aos expositores. À tarde, uma palestra pública abordando o tema central encerra o evento.

CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA
SESSÃO COMEMORATIVA DO NATAL DE JESUS

Culminância do trabalho de evangelização, este momento se compõe de duas partes. A primeira se realiza na manhã do penúltimo domingo do ano e reúne as crianças e jovens da Escola de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, quando peças teatrais e músicas são apresentadas pelas crianças e jovens. A segunda parte ocorre no domingo seguinte, isto é, no último do ano, à tarde, reunindo os participantes da Reunião Pública. Na ocasião, há uma Sessão Especial em Comemoração ao Natal de Jesus.



CAPACITAÇÕES
São atividades (encontros, simpósios, etc.) que têm por objetivo promover o aprimoramento e o aperfeiçoamento dos trabalhadores da Instituição para melhor exercerem suas funções dentro da Casa Espírita. Podem ter também outro caráter: o de formar novos trabalhadores.

ATIVIDADES DE UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA

É uma atividade-meio que tem por objetivo fortalecer, facilitar, ampliar e aprimorar a ação do Movimento Espírita em sua atividade-fim, que é a de promover o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita. Decorre da união fraterna, solidária, voluntária, consciente e operacional dos espíritas e das Instituições Espíritas, através da permuta de informações e experiências, da ajuda recíproca e do trabalho em conjunto. É fundamental para o fortalecimento, o aprimoramento e o crescimento das Instituições Espíritas e para a correção de eventuais desvios da adequada prática doutrinária e administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário