sexta-feira, 2 de julho de 2010

HISTÓRIA

-->
Vamos conhecer um pouco da história desta instituição, começando pelos anos que antecederam sua fundação até os empreendimentos mais recentes.

ANTECEDENTES

Alguns anos antes da fundação da Escola Espírita Paulo de Tarso, um grupo de amigos com igual interesse pelo estudo da Doutrina Espírita decidiu se reunir e criar uma instituição. E assim foi feito. Os estudos informais deram origem às primeiras reuniões de estudos espíritas na cidade.

Isto ocorreu pelos idos de 1986 a 1987. Entretanto, não durou muito. A falta de documentação referente àqueles fatos não permite seja confirmado o nome da referida casa espírita, que parece ter sido “Deus, Cristo e Caridade” ou “Deus, Amor e Caridade”.


A FUNDAÇÃO

Passaram-se os anos até que, em 1991, uma reunião formada por algumas daquelas pessoas integrantes da antiga instituição e outras que ora demonstravam crescente interesse pelo estudo da Doutrina resultou na criação de um novo grupo.
A culminância deu-se numa tarde do dia 6 de outubro do mesmo quando foi redigida a ata de fundação da Escola Espírita Paulo de Tarso, com imediata criação de seu estatuto e proposta de adesão à Federação Espírita Pernambucana.


EVANGELIZAÇÃO: O PIONEIRISMO

A atividade pioneira desenvolvida pela recém-fundada Escola Espírita foi a evangelização espírita infanto-juvenil. Inicialmente contando com cerca de 40 crianças de diferentes idades, as aulas eram realizadas sob as árvores da comunidade carente da cidade. Posteriormente, uma das mães das crianças cedeu a sala de sua casa para a realização das aulas.

AMPLIAÇÃO DAS ATIVIDADES

Com a aquisição de uma nova sede (um terreno emprestado, no qual foi construída), as atividades puderam finalmente ser estendidas a outros campos. Começaram os estudos doutrinários das obras básicas, as atividades de campanha do quilo e de assistência social e, depois de alguns anos, de Reunião Mediúnica, instituída no ano 2001.
No ano de 1998, a Escola Espírita Paulo de Tarso sedia seu primeiro INTECEPE (Integração dos Centros Espíritas de Pernambuco), evento promovido pela Federação Espírita Pernambucana. Era a primeira vez que a cidade recebia um evento do porte do INTECEPE. Este feito ocorreu novamente em 2005.
Já no ano 2000, têm início as primeiras transmissões do Programa de Rádio “Deus, Cristo e Caridade” que, devido a problemas técnicos da emissora, não pode dar seguimento ao seu trabalho.


A CONQUISTA DA SEDE PRÓPRIA

Em meados de 2002 é inaugurada a nova sede da Instituição, agora própria e com muito mais espaço para ampliação de suas atividades. As turmas de evangelização crescem vertiginosamente em relação aos primeiros tempos. Em 2008, por exemplo, chegou a contar com mais de 100 crianças e jovens matriculados em suas 5 turmas.
Desde a sua fundação, a Escola Espírita Paulo de Tarso viu também seus grupos de estudo se multiplicarem. Hoje, conta com turmas de ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita), EEM (Estudo e Educação da Mediunidade), além dos estudos de algumas obras básicas (O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns e O Evangelho segundo o Espiritismo).
Além destas atividades, também foram promovidas por muitos anos as Conferências Espíritas do Rio Formoso, os Ciclos de Palestras e o Simpósio Espírita do Rio Formoso, este iniciado em 2008.


AS METAS PARA O FUTURO

Atualmente, o “Paulo de Tarso” emprega seus esforços no sentido de atender às recomendações contidas na obra Orientação ao Centro Espírita (editado pela Federação Espírita Brasileira – FEB) e no Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro relativo ao quinquênio 2007-2012 (elaborado pelo Conselho Federativo Nacional da FEB).
Às vésperas de seus 20° aniversário, a Instituição procura vivenciar o lema Deus, Cristo e Caridade em todas as ações, provendo a divulgação e difusão do Evangelho e da Doutrina Espírita sempre com fidelidade a Jesus e a Allan Kardec.

2 comentários:

  1. Olá amigos e equipe que compõem tal obra das Terras do Rio Formoso. Desde muito tempo buscava uma forma de integrar os estudos, bem como indicar aos amigos uma casa espírita, seguramente confiável, para estudo das obras Kardecianas.
    Atualmente moro em Colombo, região metropolitana de Curitiba-PR. Mas, sou da cidade de Barreiros, aonde tem uma casa espírita, mas que infelizmente o mesmo não tem uma divulgação, como se esperava por amor a doutrina. Espero voltar aqui mais vezes, assim como também os estou seguindo, e os deixando na minha lista de blogs, para que a cada atualização de voces, os meus amigos e leitores possam visualizar e verem as novidades.

    Fico imensamente feliz em estar visitando tal página.

    Um forte abraço e muita paz, sempre!

    Edmilson Soares

    ResponderExcluir
  2. Caro Edmilson,

    Agradecemos sua atenção e seu recado. Ficamos muito felizes com seu contato e quando estiver aqui em Pernambuco, não deixe de nos visitar.

    Um Abraço!

    Marcelo Mota
    Comunicação Social - EEPT

    ResponderExcluir